Atendimento:

9.00 - 18.00

Whatsapp:

21 3005-9186

Ligue:

21 3005-9186

quais as vantagens de ter um MEI

Quais as vantagens de ter um MEI

Saber quais as vantagens de ter um MEI é um dos primeiros passos para obter a formalização e assim ter acesso a uma série de benefícios e vantagens, bem como facilidades que a informalização não permite!

Quais as vantagens de ter um MEI? Como funciona?

Por acaso você sabe quais as vantagens de ter um MEI? Se a sua resposta foi não, saiba que você pode estar deixando de ter acesso a uma série de benefícios e até mesmo potencializar o seu sucesso!

De acordo com os dados divulgados pelo IBGE recentemente, ocorreu uma substancial alta com relação ao modelo de trabalho informal no país.

Para se ter uma ideia disso, somente no terceiro trimestre do ano de 2017, foram registrados cerca de 10,8 milhões de pessoas que empreendem ou trabalham de forma totalmente informal.

Isso se refere a um aumento de impressionantes 2,7% em relação ao trimestre anterior do que foi apurado, ou seja, abril, maio e junho!

Já em comparação com o ano de 2016, a elevação é ainda mais relevante, chegando a 5,4%.

Por mais que a informalidade tenha diminuído o índice de desemprego no Brasil, alguns especialistas alertam que a formalização é o melhor caminho a ser adotado! Entenda os motivos a seguir!

Quais as vantagens de ter um MEI – por que a formalização é tão importante?

Segundo os especialistas do SEBRAE-SP, a formalização é um dos melhores caminhos que microempreendedores individuais podem adotar, visto que se trata de um passo mais seguro em meio ao universo dos negócios.

O empreendedor devidamente formalizado consegue ter acesso a uma série de vantagens, principalmente quando existe a comparação com quem não segue esse passo, ou seja, se mantém na irregularidade.

Uma das vantagens que podem ser obtidas pelo MEI, por exemplo, é o fato de ter acesso ao Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ. Isso facilitar essencialmente na abertura de uma conta bancária.

Outras facilidades podem ser atribuídas à obtenção de um pedido de empréstimo, vender para outras empresas, realizar a emissão de notas fiscais, ter alvará de funcionamento, aposentadoria, salario maternidade, e muitos outros.

Atualmente no Brasil estima-se um total de 7,6 milhões de MEIs distribuídos em um montante de mais de 500 profissões distintas.

Isso inclui artesãos, chocolateiros, pintores, manicure, boleiros, depiladoras, cuidados de animais, diaristas e muitos outros.

Somente no estado de São Paulo existem 1,9 milhões de MEIs desse montante total – é um numero bastante representativo e revela muito sobre a atual economia do país!

Mas, o que é o MEI afinal?

O MEI nada mais é do que o profissional que decide trabalhar por conta própria e que para tanto visa a legalização de seus serviços tornando-se um pequeno empresário.

Para que você possa se tornar um MEI é preciso seguir algumas premissas básicas, como por exemplo, ter um faturamento anual máximo de 81 mil reais (valores atualizados em 2018).

Além disso, ele não pode ter participação ativa em qualquer outra empresa como sócio ou até mesmo titular.

O MEI também tem direito de contratar um empregado, desde que o mesmo receba até um salario mínimo ou o piso referente a categoria!

Com o MEI tudo acaba ficando bem mais fácil para o empreendedor – ações que antes eram mais burocráticas tornam-se mais fáceis e acessíveis e ainda ajuda a garantir bons negócios!

Isso porque por meio da regularização você pode elevar suas demandas de trabalho e vender para outras empresas, o que pode acabar resultando em valores mais atraentes e promissores.

Conheça as grandes vantagens de ser MEI!

Confira abaixo uma breve relação das principais vantagens de se tornar MEI:

Com a formalização você tem direito a cobertura previdenciária do INSS

O MEI é registrado junto ao Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ, o que lhe possibilita fazer emissão de NF, ter conta bancária empresarial e até mesmo acessar determinadas linhas de crédito.

A formalização agrega o direito de poder participar de licitações publicas Quem se torna MEI tem acesso a muitas facilidades, não precisando se preocupar com taxas de registro, tributos elevados e ainda tem que realizar o pagamento de um valor fixo mensal.

Os controles tendem a ser bem mais simplificados, bem como os acessos a determinados serviços ofertados de forma absolutamente gratuita.

O MEI tem direito a uma maior segurança jurídica quando está disposto a obter um maior desenvolvimento do seu negócio.

Diante de todos esses aspectos, fica evidente que o melhor caminho para ter um negócio de sucesso é ir de encontro à formalização!

Dica: antes de se registrar como MEI procure checar junto à prefeitura da sua cidade se a sua atividade está liberada no seu endereço previamente informado e se está dentro da lei de zoneamento.

Agora que você já sabe quais as vantagens de ter um MEI, que tal aderir o quanto antes à formalização e começar ter acesso a todos esses benefícios?

Compartilhe:

Fechar [x]