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saiba o que faz um representante comercial

REPRESENTANTE COMERCIAL, O QUE FAZ E COMO ELE PODE ALAVANCAR SEU NEGÓCIO?

Representante Comercial, o que ele faz? Essa pode ser uma pergunta muito comum para empresas que estão começando, ou mesmo, profissionais que querem entrar nesta área. Bem, o Representante Comercial, é fundamental para o funcionamento das empresas em geral, isso porque é esse profissional que garante que o seu produto ou serviço se destaque em relação a concorrência e, por consequência, venda mais.

Vale ressaltar que o Representante Comercial possui uma enorme responsabilidade junto à empresa já que eles são o elo entre a marca que representa e os clientes, sendo assim, ele se torna parte crucial da imagem da empresa, por isso, os negócios que optarem por trabalhar em modelos de vendas onde representantes sejam necessários, precisam de atenção à seleção desses colaboradores.

Quanto ao vínculo de um Representante Comercial com a empresa, ele pode ser tanto empregatício, quanto autônoma. Como empregado, o representante se torna um funcionário e passa a contar com todos os benefícios que constituem um contrato CLT, já xomo autônomo, o Representante Comercial pode atuar com diversas empresas diferentes ao mesmo tempo através de um contrato que garanta direitos à ambas partes, além disso, deve possuir o Registro de Autônomo junto ao INSS.

Como podemos ver, o Representante Comercial pode levar à sua empresa aos mais altos patamares de vendas, entretanto, todo cuidado é pouco no momento de definir quem serão seus representantes e como serão suas métricas de sucesso.

Veja agora 4 Passos para ser um Representante Comercial de Sucesso!!

O Representante Comercial, possui algumas responsabilidades muito importantes na busca pelas vendas.

Alencamos abaixo os as principais caracteristicas que um representante comercial deve possuir para alvaçar o sucesso !

1 – ENTENDER O PÚBLICO ALVO

Antes de mais nada, ele precisa entender o público alvo do produto ou serviço que estará oferecendo. Exatamente por isso, diversas empresas optam pela contratação de representantes que possuam experiência com aquele segmento, assim, já conhecem a maioria das necessidades e objeções dos clientes.

2 – BOA COMUNICAÇÃO

O represtante deve saber passar ao cliente exatamente o que está pensando, além de saber ouvir e entender o cliente.

3 – CONFIANÇA

Ser confiante é fundamental, já que transmite ao cliente uma a sensação de estar prestes a adquirir algo que realmente vai sanar o seu problema, entretanto, é preciso entender que confiança e arrogância são bem diferentes… e ninguém compra de uma pessoa arrogante que acha que sabe de tudo.

4 – PERSISTÊNCIA E PACIÊNCIA

Talvez esss são as características mais importantes do Representante Comercial, isso porque dificilmente um negócio é fechado “de cara”. Aparecem muitas objeções, dúvidas, opiniões divergentes dentre os sócios da empresa e assim por diante, por isso, o representante preparado possui todas as respostas para as questões sobre o produto, se mostra sempre disponível para novas conversas e ainda, sabe a hora de esperar pela decisão do cliente.

VEJA OS 4 ITENS PRINCIPAIS PARA ALAVANCAR SUAS VENDAS!!

Que o representante vende, isso já sabemos, mas o processo que ele percorre para chegar à venda é que faz dele um sucesso…ou um fracasso! Por isso, separamos uma lista com 4 itens fundamentais para que o Representante Comercial possa alavancar as vendas.

1- Organização: antes de mais nada, o representante precisa ter organização e planejamento para respeitar os horários e datas das reuniões, para não “esquecer” algum cliente que precisou de um tempo para tomar sua decisão, para conhecer o cliente antes mesmo da primeira reunião e para fazer tudo de forma a otimizar seu tempo e os custos gerados (através de contatos telefônicos, reuniões presenciais e assim por diante).

2- Conhecimento do produto: o representante precisa conhecer plenamente o que está oferecendo! Sendo assim, precisa entender cada uma das especificações e funcionamentospontos fortes e fracos, condições comerciais, além de dados e especificações da empresa (como prêmios e clientes famosos).

3- Conhecimento da concorrência: levando em conta que hoje em dia a maioria das pessoas fazem uma pesquisa antes de realizar uma compra, é função do Representante Comercial fazer o mesmo. Sendo assim, ele precisa saber onde a concorrência é melhor que o seu produto e vice-versa. Ter esse conhecimento pode garantir uma venda através da argumentação e quebra de possíveis objeções.

4- Conhecimento do cliente: antes mesmo de entrar em contato com o cliente, o representante precisa ter em mãos o maior número possível de informações sobre ele. Quem são seus concorrentes, como tem sido seu crescimento nos últimos anos, quais são seus pontos fracos e assim por diante. Além disso, procure entender um pouco sobre o seu ramo de atividade através de fatores como líderes de mercado, tendências e perfil dos seus clientes.

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