Atendimento:

9.00 - 18.00

Whatsapp:

21 3005-9186

Ligue:

21 3005-9186

planejamento tributario para academias

Planejamento Tributário para Academias e atividades esportivas: Qual a importância e os impactos de uma boa Gestão Tributária

A carga tributária é uma das coisas que mais preocupam os empresários na hora de montar um negócio. Isso devido o nosso país ser um dos que possuem a maior carga tributário do mundo. Por isso uma Gestão Tributária eficiente e realizada por um bom profissional é de extrema importância para a empresa fazer uma boa gestão financeira do seu negócio. Apesar da importância, muitos gestores de academia não se atentam para esse fato e acabam não considerando as informações tributárias na hora de precificar seus serviços.

A questão é que a gestão tributária é essencial para a academia obter sucesso e pode até influenciar na quantidade de alunos. Quer saber como? Continue lendo nosso artigo e saiba como você pode ser um empresário de sucesso.

Quais são os impactos do Planejamento tributário na academia?

Manter sua academia em dia com os impostos pagos permite que você fique regularizado perante a fiscalização nos órgaos governamentais. Isso reduz a chance de sua academia se sujeitar a fiscalizações e multas.

O planejamento tributário tem impacto direto na formação de preço do serviço. Quanto maior a carga tributária, maior será o custo do serviço e por consequencia seu preço final também será elevado. Um bom planejamento feito por uma contabilidade especializada no seu segmento pode reduzir e muito a sua carga tributária.

Mas Tokius, eu não sei quanto é a minha carga tributária! Como eu vejo isso?!

Calma... como dito acima, saber a carga tributária é essencial pra formação de preço do seu serviço. Não só pra formação, mas pra muitas decisões importantes que podem ser tomadas pela empresa, tais como; aumento de salário, benefícios a empregados, aumento em Investimentos para alavancar suas vendas, etc.

A visualização de quanto de impostos e contribuições sua academia irá pagar se dá no momento da escolha do Regime Tributário que pode ser: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

A escolha correta e planejada do regime tributário pode acarretar um valor extremamente baixo de impostos, por exemplo, hoje no Simples Nacional se o seu contador fizer um bom planejamento pode fazer que sua empresa pague uma alíquota de 6%!!! Isso considerando um faturamento médio de 15 mil mensais e outros fatores.

Hoje grande parte das Academias são tributadas pelo Regime do Lucro Presumido que é de aproximadamente 16,33%, porém com as mudanças ocorridas no Simples Nacional as Academias podem reduzir essa alíquota para 6% !! Veja que fazendo a Gestão Tributária de forma eficiente sua academia poderá economizar cerca de 60% em pagamento de impostos!!

Portanto siga essas 3 dicas que lhe darei abaixo e tenha um planejamento eficiente da sua carga tributária:

  1. Encontre o melhor Regime Tributário para sua atividade

Fale com um contador especialista no seu negócio e ele lhe dará a melhor opção a ser escolhida, dentre o Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. Nem sempre o Simples Nacional será o melhor regime a ser escolhido, pois ele é tributado por faixa de faturamento e pode variar para alíquotas maiores que o Lucro Presumido. Logo, é preciso avaliar caso a caso, por isso a importância de ter um contador especializado no seu segmento que entenda a sua realidade.

      2. Encontre um Contador Especializado no seu segmento

Conforme já mencionado, o trabalho do contador será de te passar os cenários da sua academia nos três regimes tributários já mencionados e lhe mostrar o melhor caminho a seguir em relação a tributação da sua academia.

Busque uma contabilidade que te proporcione relatórios gerenciais, onde você possa visualizar através de Gráficos onde está gastando mais, ou os períodos em que o faturamento tem um pico elevado ou uma baixa. Tudo isso tem que ser levado em consideração na escolha de um contador para que sua academia tenha sucesso.

      3. Utilize um sistema de Gestão Financeira

Com a utilização de um software de Gestão Financeira você passa a ver a saúde financeira da sua empresa em tempo real, por exemplo fluxo de caixa, contas a pagar e a receber. Ele também facilita na integração do sistema do contador, o que gera menos tempo de lançamentos contábeis e por conseguinte proporciona um trabalho mais consultivo e de análise empresarial do contador para sua empresa.

E aí, gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário abaixo e cadastre-se para receber mais dicas. A Tokius Contabilidade é especializada para Academias, studios CrossFit, Personal Trainers e outras atividades esportivas, solicite sua proposta sem compromisso clicando AQUI !

Leia também nosso artigo Academias e o Simples Nacional - Optar ou não?

Compartilhe:

Fechar [x]